APRENDIZES DO PROJETO VAGA CERTA SÃO BEM AVALIADOS PELOS SUPERMERCADISTAS

O mês de fevereiro foi o mês das avaliações. Além da Avaliação de Satisfação, a qual apresentamos o resultado aqui no site, o IBRASA aplicou aos líderes de cada loja parceira a Avaliação Trimestral, na qual os jovens aprendizes do Projeto Vaga Certa foram avaliados em diversos quesitos.

Esta avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento de cada aprendiz e identificar os pontos que mais precisam ser trabalhados. “Através deste acompanhamento conseguimos dar suporte ao desenvolvimento e amadurecimento dos jovens transformando-os em excelentes profissionais”, complementa Lerroy Lima, diretor do IBRASA.

O líder de cada loja é a pessoa quem responde à Avaliação, pois é ele quem faz o acompanhamento do aprendiz no supermercado durante todo o período de aprendizagem, portanto, é a pessoa quem mais conhece o jovem e sabe em que ele precisa melhorar.

Essa pesquisa revelou números muito interessantes. De maneira geral, os jovens foram bem avaliados e receberam média 8. Sendo que 84% deles foram avaliados com nota superior ou igual 7.

Na semana seguinte à aplicação da pesquisa, o monitor passa o feedback para cada aprendiz individualmente, mostrando para ele um relatório com gráfico que apresenta o seu desempenho. O monitor e o aprendiz fazem uma comparação entre esse resultado e os resultados anteriores para ver no que o aprendiz melhorou e no que apresentou resultado inferior. O objetivo é que o aprendiz evolua a cada nova avaliação. Após comparar todos os dados com o jovem, o monitor traça com o aprendiz um plano de melhoria.

Serão apresentados aqui, mais alguns números desta avaliação. Com relação à pontualidade e à assiduidade, os jovens foram avaliados com nota 9,2 com relação ao cumprimento de horários e 8,9 referente à frequência, o que demonstra que alguns aprendizes estão faltando sem justificativa. “Não é uma nota tão baixa, mas deixa a desejar. Queremos que todos os jovens se dediquem ao Projeto e apresentem 100% de freqüência. Vamos trabalhar para atingir este resultado”, declara Lerroy.

Receberam ainda, 9,1 para apresentação pessoal; 9 para assimilação; 8,4 para iniciativa; 8,3 para motivação e 7,3 para postura. Essa última retrata que os aprendizes não estão apresentando uma boa postura no supermercado. “Isso precisa ser trabalhado urgentemente. Para isso, o IBRASA vai precisar que os educadores, monitores e líderes exijam uma postura mais profissional de todos os jovens”, informa Lerroy.

Quanto ao relacionamento interpessoal do aprendiz nos quesitos comunicação, relacionamento, trabalho em equipe e integração ao trabalho, 92% deles receberam notas superiores a 7, sendo que 21% receberam nota 10. Este foi um bom resultado, já que se relacionar bem com as pessoas é fundamental para alcançar o sucesso profissional.

Na questão referente à expectativa do supermercadista sobre o aprendiz e seu desenvolvimento, 83% receberam nota igual ou superior a 7, sendo que 20% deles foram avaliados com nota 10. “O supermercadista tem expectativa sobre o aprendiz e este resultado mostra que estes jovens estão se desenvolvendo e superando estas expectativas”, complementa Lerroy.

O último quesito da avaliação é referente à nota que o aprendiz recebe no curso teórico, no qual os aprendizes foram avaliados com média 5,2. De todas as análises esta foi a que apresentou menor média e, por isso, é a principal preocupação do IBRASA. O curso tem alto nível de exigência e é um modelo diferente da escola com que o jovem já está acostumado, portanto, para alcançar bons resultados a dedicação tem que ser ainda maior. “No treinamento o foco é o desenvolvimento de competências. Para isto, estão sendo desenvolvidos materiais didáticos novos que tornarão as aulas muito mais dinâmicas e participativas, facilitando o aprendizado do jovem e seu desenvolvimento profissional”, complementa Lerroy.

“O objetivo do Projeto Vaga Certa é o desenvolvimento e o amadurecimento do jovem. Para que isso aconteça, ao longo dos 18 meses do programa é fundamental acompanhar o desenvolvimento do aprendiz no supermercado e no curso teórico. Afinal, a aprendizagem é a busca constante pelo aprimoramento”, finaliza Lerroy.

 
 
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