Aprendizes que concluíram o Projeto Vaga Certa são contratados pelo IBRASA

Este ano foi um ano em que o IBRASA esteve em constante crescimento. Este crescimento gerou mais trabalho e assim surgiu a necessidade de contratar mais profissionais para atender a toda essa estrutura. Para continuar a desenvolver um trabalho eficiente e com qualidade, na última semana do mês de novembro, foi feita uma seleção, só que esta seleção foi diferente, digamos que especial, pois para ela foram convocados os aprendizes que concluíram o Projeto Vaga Certa.

Apesar do grande número de jovens que são contratados pelos supermercadistas após o término do contrato de aprendizagem, alguns parceiros têm restrições para contratar profissionais menores de idade, com isso alguns jovens não conseguem permanecer no supermercado. Por acreditar no Projeto Vaga Certa e na sua efetiva formação profissional, a diretoria do IBRASA decidiu por dar oportunidade a esses jovens e reconhecer seu alto índice de desempenho. Essa iniciativa não é apenas uma oportunidade para o jovem que foi aprendiz, mas também uma oportunidade para o IBRASA usufruir dos talentos profissionais que desenvolveu.

Para Camila, uma das escolhidas, foi uma grande surpresa. “Eu já tinha terminado o projeto há meses e uma semana antes da ligação comecei a procurar emprego. Fiquei muito surpresa, pois imaginava que minha história com o IBRASA tinha acabado”, conta ela. Um outro recém-contratado, Rodrigo, declarou “quando recebi a convocação do IBRASA eu fiquei muito ansioso pela oportunidade de terminar o contrato de aprendiz e já iniciar como assistente no IBRASA. Seria bacana”.

Após a dinâmica e a seleção, o departamento de recursos humanos avaliou se o jovem tinha o perfil da vaga, o seu desempenho no processo seletivo e também seu histórico durante a aprendizagem, o qual foi analisado através das Avaliações Trimestrais, das considerações dos professores e dos apontamentos do monitor. Após todas essas análises, cinco deles foram aprovados: Camila Pereira Patricio; Jonathan Péricles; Kézia Nataly Pimentel da Silva; Nicolas Alexandre e Rodrigo Silva Dantas. Esses jovens foram contratados para o cargo de Atendentes Administrativos e deram início ao treinamento no dia 03 de dezembro.

Esses novos colaboradores disseram que não imaginavam que um dia fariam parte da equipe IBRASA. Kézia parabenizou o IBRASA pela iniciativa. “A iniciativa é superinteressante, pois dá espaço para quem já foi aprendiz e para os menores de idade”, salienta ela. Rodrigo se surpreendeu com a proposta, pois, por ter apenas 16 anos, pensava que ficaria desempregado ao término do contrato de aprendizagem.

Nessa semana os ex-aprendizes já começaram a desenvolver suas atividades. Uns na recepção e CRA – Central de Relacionamento com o Aprendiz – e outros no departamento de ensino.

“A experiência está sendo significativa, modificadora e, principalmente, desafiadora. Me encanta e me dá forças saber que poderei de algum modo vencer, e com minha atitude, unida a de meus colegas de trabalho, fazer a diferença na vida de alguém”, declara Jonathan. Nicolas complementa “a cada dia que passa é uma nova aprendizagem que levo para a vida. O IBRASA está me proporcionando um ensinamento não só profissional, mas também sobre as relações interpessoais. Tenho certeza de que levarei para a vida tudo que aprendi e ainda aprenderei; além de ser eternamente grato pela confiança, reconhecimento e oportunidade que essa equipe de peso está me proporcionando”.

“Tenho certeza de que estes novos profissionais, fruto de todos os nossos esforços, serão um reforço importante à nossa equipe e contribuirão muito para o Instituto”, declara Lerroy Lima, diretor do IBRASA.

O IBRASA objetiva formar profissionais, inseri-los e mantê-los no mercado de trabalho. Para tanto é fundamental que haja dedicação e comprometimento do jovem. A Avaliação Trimestral é um dos principais meios de análise do aprendiz, por isso é de fundamental importância que o jovem a leve a serio e busque alcançar bons resultados. Assim, ao término do contrato de aprendizagem, será possível conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho, sendo contratado pelo próprio supermercado, por supermercados parceiros ou até mesmo pelo próprio Instituto IBRASA.

Lembrando que esta é uma oportunidade para os jovens que por alguma razão não puderam ser efetivados no supermercado, por isso, assim como nesta seleção, só poderão participar das seleções para o Instituto os jovens que concluíram o projeto, ou seja, não poderão participar os aprendizes que foram desligados pelo IBRASA ou que pediram desligamento, sendo imprescindível também que tenham apresentado um bom desempenho ao longo do programa e não estejam trabalhando nos supermercados parceiros.

 
 
< voltar as Notícias