Parceria com Núcleo Batuíra

Na semana passada, o IBRASA fechou parceria com Núcleo Batuíra – Serviço de Promoção da Família. A parceria foi formalizada com o coordenador de projetos sociais, Arthur Sinnhofer. Essa instituição sem fins lucrativos atua no Município de Guarulhos desde 1973 e tem como missão contribuir na melhoria da estrutura familiar com intervenções na assistência à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso.

O Núcleo Batuíra oferecerá não só o espaço para o treinamento teórico, mas também os instrutores para ministrar as aulas aos aprendizes do Projeto Vaga Certa que residem na região. Na semana passada esses instrutores vieram ao IBRASA para participar do treinamento de capacitação do projeto para dar início às aulas no Batuíra já nesta semana.

A instituição já oferece serviços sociais há bastante tempo. Atende creches, casas de abrigo e asilos em Guarulhos; oferece serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes do município; desenvolve vários projetos, como, por exemplo, o Projeto BAVIN, oferecido aos jovens, que visa o atendimento socioeducativo através de oficinas que buscam o favorecimento do protagonismo social e a formação de valores, transformando a realidade dos jovens envolvidos e garantindo-lhes o direito à educação, lazer e cultura colaborando no desenvolvimento intelectual; oferecendo-lhes também as ferramentas necessárias para o ingresso no mercado de trabalho. Outro projeto interessante é o MOVA – Movimento de Alfabetização para Jovens e Adultos – focado em desenvolver um processo de alfabetização de jovens e adultos estimulando habilidades de escrita e leitura, além de uma visão crítica de sua realidade. Além disso, a entidade desenvolve atividades de formação e inclusão na área de estética, com a oferta de oficinas de formação em cabeleireiro e manicure. E disponibiliza aos idosos atividades sociais, ocupacionais e de cultura, além dos atendimentos básicos de enfermagem com ação humanizada com profissionais capacitados para o atende-los.

O Núcleo faz o acompanhamento às famílias, grupos de apoio psicossocial, reuniões socioeducativas e visitas domiciliares com o objetivo de não apenas compreender melhor o contexto familiar e comunitário de cada usuário, mas também possibilitar a manutenção dos papeis sociais, exercício da cidadania e a autonomia pessoal e familiar.

A parceria com essa instituição, engajada e preocupada com a sociedade, é de fundamental importância e permite ao IBRASA oferecer novas oportunidades aos jovens aprendizes de Guarulhos e região, inserindo-os no mercado de trabalho e contribuindo com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para saber mais sobre o Núcleo Batuíra, acesse o site http://www.nucleobatuira.org.br/.

 
 
< voltar as Notícias