Acompanhe como foi o Evento Vaga Certa – Aprendiz APAS 2012

O Evento Vaga Certa – Aprendiz APAS 2012, realizado no dia três de agosto no Centro de Exposições APAS, celebrou os excelentes resultados do Projeto Vaga Certa com a presença dos jovens aprendizes; dos representantes dos supermercadistas parceiros do projeto; dos representantes da APAS, do IBRASA, e também das entidades parceiras. Criado pela APAS – Associação Paulista de Supermercados, o projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, e também de enquadrar o supermercadista à Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00).

O Evento teve início às 9h e os convidados foram recepcionados com um delicioso café da manhã. Logo após, todos se dirigiram ao Auditório EUA equipado com excelente estrutura.

Rose Pavan, Coordenadora de Responsabilidade Social da APAS, deu inicio às apresentações parabenizando os jovens que participam do Projeto Vaga Certa e chamou ao palco a vice-diretora da APAS, Suzana Sanzovo, que fez questão de agradecer aos supermercadistas parceiros do projeto. Neste momento, os mesmos foram chamados ao palco um a um para recebimento de uma placa que atesta sua iniciativa em responsabilidade social pela parceria com o projeto.

Foram premiados os jovens com melhor desempenho, os que mais evoluíram e os com melhor nota de aprendizagem teórica. Os aprendizes do Supermercado Chama: Icaro Bitantti Cruz; Supermercado Primavera: Caique Mariano de Campos; Supermercado Galeria dos Pães: Ingrid Mendes de Oliveira França; Supermercado Satmo: Jailson Soares Severino da Silva; Supermercado Galeria dos Pães: Ingrid Mendes de Oliveira França; Supermercado Ricoy: Bruno Silva Martines; Supermercado Yamauchi Pq da Mooca: Lucas da Silva Nascimento; Supermercado Yamauchi Pq da Mooca: Luiz Fernando da Silva de Souza; Supermercado Yamauchi Ecocenter: Thaina Cristina Caldeira dos Santos; Supermercado Primavera: Jhon Cleyton Cardoso da Silva; Supermercado Ricoy: Inayê Aparecida Costa e Supermercado Japão: Raphael Aprigio Crisanto receberam uma medalha de reconhecimento pelo esforço e dedicação.

As diretoras da APAS, Iolanda Carvalho e Suzana Sanzovo fizeram também uma homenagem à Silvia Ferraz, consultora da Escola APAS, pelo excelente trabalho que desenvolve com os jovens aprendizes.

Em seguida, foi apresentado o vídeo Institucional IBRASA, que aborda o trabalho da instituição que é executora do Projeto Vaga Certa. Em complemento, Eduardo S. V. Carvalho Filho, diretor do IBRASA, subiu ao palco e falou do prazer em fazer parte do projeto e convidou a aprendiz Winy Zaine Farias Leite para se apresentar. A jovem fez um maravilhoso e emocionante discurso sobre a importância de ser um aprendiz e ter a oportunidade de iniciar a carreira profissional.

Os aprendizes Alanis Rodrigues, Ariane R. da Silva, Bruno Ponciano, Camila Pereira, Carlos Henrique de Aguiar, Clayton Moura, Diego Djonath de Oliveira, Erick Felipe, Fernando Rodrigues, Geovane dos Anjos, Jailson Soares, Jason Pozzatti, Kennedy Barbosa, Kezia Nataly, Nicolas Alexandre, Ronildo Ribeiro, Sadraque Boaventura, Thaynna Braga, Leonardo Ponciano, Danilo Silva, Guilherme Henrique de Souza, Guilherme Silva Dias, Julia Alves, Laila Sousa, Luiz Fernando de Araujo, Luiz Fernando Lopes, Maurilio Rodrigues, Rodrigo Silva, Sidney Guilherme e Thiago Seabra, que trabalham nos supermercados Ricoy e Satmo, desenvolveram um vídeo com o direcionamento da educadora social Angelina C. Silva. O vídeo, que foi apresentado neste evento, abordou o trabalho em equipe e mostrou o quanto é importante valorizarmos o outro. Utilizando a frase de Gandhi: “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”, o vídeo emocionou os presentes.

Dando continuidade ao evento, Rose Pavan chamou ao palco João Galassi, Presidente da APAS, que com grande carisma parabeniza os jovens aprendizes pela dedicação e os supermercadistas parceiros pela responsabilidade social.

Para motivar os presentes, foi convidado ao palco o fundador da ONG Canto Cidadão, Felipe Mello, que apresentou uma palestra intitulada “PROTAGONISTAS – Ser interessado é interessante”. Ele contou sobre o projeto “Doutores Cidadãos” e incentivou os jovens a persistirem com bom humor em seus sonhos e a escrevem sua própria história. Ele também fez uma dinâmica chamada “Neuróbica – aeróbica dos neurônios”, envolvente e bastante divertida. E falou sobre cidadania, a qual ele define como “alegria coletiva construída por gente talentosa e apaixonada por bons encontros”.

Felipe ainda ensinou duas palavras: Sawabona e Shikoba, que são cumprimentos usados na África do Sul. Sawabona quer dizer: “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim. Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é: “Então, eu existo para você”. O palestrante salientou que ao final de um dia, temos que nos fazer duas perguntas: Você encontrou alegria no seu dia? O seu dia gerou alegria para alguém?

E para finalizar, o palestrante colocou a música Abra as suas asas e pediu para que todos dançassem. E foi assim, de maneira descontraída, que o evento chegou ao fim.

 
 
< voltar as Notícias