O que é a Avaliação Trimestral?
A Avaliação Trimestral é uma avaliação periódica, feita de três em três meses, que analisa o desempenho do aprendiz no programa de aprendizagem. Ela é um dos diferenciais do IBRASA, que busca sempre desenvolver os aprendizes focando na individualidade de cada um. Aplicada pelos orientadores profissionais, a análise é feita considerando-se sempre os três meses anteriores à sua aplicação.
Esta avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento de cada aprendiz e identificar os pontos que mais precisam ser trabalhados. “Através deste acompanhamento conseguimos dar suporte ao desenvolvimento e ao amadurecimento dos jovens transformando-os em excelentes profissionais”, complementa Lerroy Lima, diretor do IBRASA.
As empresas que têm aprendiz nomeiam um profissional que supervisionará a aprendizagem prática do jovem e será responsável por ele no local. É este profissional quem responde à Avaliação Trimestral, pois como acompanha o aprendiz durante todo o período de aprendizagem, ele conhece melhor o jovem e sabe no que está indo bem e no que precisa melhorar.
O questionário aplicado avalia os seguintes quesitos: assiduidade e pontualidade do aprendiz (horários de entrada, intervalo e saída; frequência); atividades práticas desenvolvidas pelo aprendiz (iniciativa, apresentação pessoal, assimilação, postura, motivação); relacionamento interpessoal do aprendiz (comunicação, relacionamento, trabalho em equipe, integração ao trabalho); o aprendiz e a aprendizagem (expectativas, desenvolvimento).
Além dessas questões apresentadas, o responsável pelo aprendiz descreve as atividades que o jovem desenvolve na empresa; sugere temas que ele considera importantes para serem trabalhados no curso do IBRASA e tece observações, elogios e/ou advertências necessárias.
Após serem coletadas as análises de todos os aprendizes, as informações são tabuladas e, através delas, elabora-se um relatório e um gráfico para cada jovem e para cada empresa parceira.
De posse destes relatórios, o orientador dá o feedback para cada aprendiz individualmente, mostrando para ele o relatório com gráfico que apresenta o seu desempenho. O orientador e o aprendiz fazem uma comparação entre esse resultado e os resultados anteriores para ver no que o aprendiz melhorou e no que apresentou resultado inferior. O objetivo é que o aprendiz evolua a cada nova avaliação. Após comparar todos os dados com o jovem, o orientador traça com o aprendiz um plano de melhoria.
As empresas parceiras também recebem um relatório e um gráfico de todos os seus aprendizes, o que as permite acompanhar o desenvolvimento de cada um dos seus jovens.